BO JUDICIAL - 15/06/22 - PROCURADOR-GERAL DE MG RETIRA DENÚNCIA CONTRA COLUNISTA DO UOL

Procurador MINEIRO retira denúncia contra COLUNISTA DO UOL

O procurador-geral de Justiça de MG, Jarbas Soares Jr., pediu o arquivamento da denúncia criminal que havia feito contra o repórter Thiago Herdy, colunista do portal Uol e ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em fevereiro, Soares Jr. ingressou com duas ações contra o jornalista, uma criminal e outra cível.


Ele pretendia criminalizar uma reportagem de Herdy sobre o pedido do procurador de incluir uma ponte de mais de R$ 100 milhões em São Francisco, cidade onde passou sua infância, no acordo de reparação da Vale sobre o incidente de Brumadinho.

Na ocasião, a Abraji repudiou a atitude do procurador-geral e apontou para mais uma tentativa de cerceamento da liberdade de imprensa. A Abraji destacou também que Soares Jr. pediria a abertura de processo criminal ao próprio Ministério Público (MP) do qual é o chefe.

Em 14 de junho, o Uol noticiou o arquivamento da denúncia. O pedido do procurador-geral, no entanto, foi feito em 8 de abril, quando ele pediu retratação da própria representação criminal. Com isso, requereu que o procedimento fosse arquivado, uma vez que haveria “ausência de condição de procedibilidade”, ou seja, quando uma denúncia criminal não atende a todos os critérios exigidos para ser levada adiante.

Mesmo com o pedido de arquivamento da parte que ofereceu a representação, o MP pediu ao juiz do caso, Leonardo Damasceno, que aguarde até o final de julho, quando vence a possibilidade de que se instaure um processo contra o jornalista. (Fonte: https://www.abraji.org.br/)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BO JUDICIAL - 02/06/23 - INTERCEPT BRASIL SOFRE CENSURA NO RJ

BO - 02/11/22 - ARI E SINDJORS REPUDIAM ATAQUES E CERCEAMENTO AO TRABALHO DE JORNALISTAS

BO 11/10/23 - REPÓRTER DA INTER TV É ASSEDIADA DURANTE TRANSMISSÃO AO VIVO NO RIO DE JANEIRO