BO – 04/09/22 - OAB DEBATE LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM BRASÍLIA


Seminário promovido pela OAB discute relação entre advocacia e imprensa

A Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão da OAB Nacional promoveu em Brasília, o seminário "Defesa da Liberdade de Expressão no Estado de Direito". O evento foi dividido em painéis e contou com a participação de advogados e jornalistas.

No painel "Imprensa e Advocacia", o criador e diretor do portal jurídico Migalhas, Miguel Matos, falou sobre como o jornalismo tradicional tem lidado com as redes sociais, os desafios impostos à imprensa pelos avanços tecnológicos e sobre aspectos políticos e jurídicos da atividade jornalística.

Segundo ele, a dificuldade da imprensa tradicional de lidar com as redes ajudou a fortalecer portais de desinformação. "A imprensa tentou usar as redes sociais como um meio. E aquilo não tinha cara de jornalismo. As pessoas não sabem se é Folha de S.Paulo ou Folha Política e isso ficou confuso", afirmou ele. "A mídia sempre teve um certo temor de regulação. E, no fundo, a mídia se deixou ser regulada pelas redes sociais e pelo Poder Judiciário".

O advogado Alexandre Jobim, por sua vez, falou sobre a relação entre a imprensa e o advogado e a dificuldade imposta pelo avanço das big techs. "A imprensa depende do advogado, assim como o advogado depende da imprensa. São pilares da democracia. Mas, como se porta o advogado quando a imprensa o maltrata?", questionou. Ele afirmou que muitas vezes a imprensa não respeita a estratégia da defesa. "Muitas vezes o fato de não se manifestar sobre um caso é encarado como uma presunção de culpa do cliente. O advogado é confundido com a parte".

O diretor de redação da revista eletrônica Consultor Jurídico, Márcio Chaer, também integrou o debate, e falou sobre a cobertura do Poder Judiciário no Brasil. Ele lembrou que, apesar do protagonismo de temas como corrupção e criminalidade, são as relações de consumo e os conflitos trabalhistas que representam o maior número de processos no país. (...)

Mídia em debate

A programação do seminário ocupou o dia inteiro. Pela manhã, participaram da abertura o presidente da OAB, Beto Simonetti; a presidente da Abraji Kátia Brembatti; o membro da ABI Hélio Doyle; e o presidente da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão do Conselho Federal da OAB Pierpaolo Bottini.

No painel "Liberdade de Expressão e Desinformação", participaram da mesa Camila Mattoso, Diretora da Sucursal de Brasília da Folha de São Paulo; Marcus Vinicius Furtado Coêlho, ex-presidente da OAB; Fernando Rodrigues, diretor e fundador do Poder 360; e Antonio Cláudio Ferreira Netto, diretor jurídico das Organizações Globo, com a mediação de Pedro Dávila, membro da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão.

Fechando o evento, o debate "Assédio Judicial e outros instrumentos de ataque à Liberdade de Expressão" reuniu o ministro aposentado do Supremo Ayres Britto; a advogada Taís Gasparian e o advogado Alexandre Fidalgo, membros da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão; com mediação de Camila Torres.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2022-ago-31/seminario-oab-discute-relacao-entre-advocacia-imprensa - Fotos: Eugênio Novaes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BO JUDICIAL - 13/06/24 - JUSTIÇA DE SC CENSURA METRÓPOLES

Ano I - Número 9 - Set/21

BO JUDICIAL 02/02/24 - REPÓRTER DA FSP GANHA AÇÃO NA JUSTIÇA DE SP