BO - 23/12/22 - PLANALTO BLOQUEIA MAIS DE UMA CENTENA DE JORNALISTAS NO TWITTER

Campeão de bloqueio a jornalistas, presidente vetou 105 perfis de imprensa

Enquanto prega liberdade de expressão e informação, o presidente da República (PL) já bloqueou no Twitter 105 perfis de jornalistas, impedindo que tivessem acesso a suas declarações como agente público. O político é líder absoluto do mecanismo de bloqueio de profissionais e veículos de imprensa, perpetrados no Brasil por pelo menos 53 autoridades e atingindo a marca de 390 banimentos a jornalistas. Somados, seus três filhos com cargos públicos concentram 69 blocks.

Os bloqueios foram registrados entre set.2020 e dez.2022, período em que a Abraji desenvolveu o projeto de monitoramento de bloqueios à imprensa por parte de autoridades públicas. A iniciativa teve apoio da Open Society Foundations e revelou que a maioria das restrições partiu não só do clã Bolsonaro como de agentes ligados diretamente ao presidente da República. O ex-secretário especial da Cultura, Mário Frias, está em segundo lugar na lista (43), seguido do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, com 42.

Em 28 meses de monitoramento, a Abraji registrou que 195 jornalistas foram proibidos de acompanhar as postagens diárias de políticos com cargos eletivos e associados, como parlamentares, ministros, prefeitos e/ou do presidente da República. Os casos foram contabilizados por meio de busca ativa por palavras-chave e coleta de respostas neste formulário. O programa de acompanhamento do Twitter termina no fim de 2022.

Fonte: https://abraji.org.br/noticias/campeao-de-bloqueio-a-jornalistas-bolsonaro-vetou-105-perfis-de-imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BO JUDICIAL - 13/06/24 - JUSTIÇA DE SC CENSURA METRÓPOLES

Ano I - Número 9 - Set/21

BO JUDICIAL 02/02/24 - REPÓRTER DA FSP GANHA AÇÃO NA JUSTIÇA DE SP