BO - 13/02/23 - ABI E ARI NO OBSERVATÓRIO NACIONAL DA VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS
ABI e ARI participam da primeira reunião do Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas
Vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o jornalista Vilson Romero participou da primeira reunião do Observatório Nacional da Violência Contra Jornalistas. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 8, em Brasília, por convocação do secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Augusto de Arruda Botelho. Na ocasião, pedidos da categoria foram entregues ao titular da pasta, o ministro Flávio Dino.
Em formato híbrido, a conferência contou com a presença de representantes de entidades do Jornalismo, como a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Também participaram membros das ONGs Artigo 19, Instituto Vladimir Herzog, Rede Liberdade e Repórteres Sem Fronteiras. Completaram a reunião autoridades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Ministério Público Federal (MPF), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Polícia Federal (PF).
Ao se apresentar perante os participantes, Romero destacou a importância da iniciativa e contou que monitora ocorrências envolvendo atentados à imprensa há quase duas décadas. Atualmente, ele expõe os relatórios desse levantamento no portal 'Tambor da Aldeia', que emite boletins mensais. Ainda de acordo com o jornalista, na última gestão presidencial, os ataques surgiram com maior intensidade, em especial os virtuais e misóginos.
Entrega de dossiê
O encontro também foi marcado pela entrega de um dossiê, elaborado por organizações da categoria, com relatos da insegurança para cobertura jornalística no Brasil. No documento, as entidades apontam que essa situação foi acirrada pelos movimentos que organizaram acampamentos em quartéis e rodovias e invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro. Por isso, o arquivo traz uma série de pedidos de medidas para mitigar a violência sofrida pelos profissionais de imprensa.
Comentários
Postar um comentário