BO - 24/02/23 - PM AGRIDE JORNALISTA EM SALVADOR (BA)

Abraji repudia agressão da PM a jornalista em Carnaval de Salvador

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudia a agressão sofrida pelo repórter Pedro Macedo Júnior durante a cobertura do Carnaval na Bahia. Macedo Júnior trabalha no site Nordeste Eu Sou (NES), que atua na região do Nordeste de Amaralina, na periferia de Salvador, e relatou ter sido agredido pela polícia.

Parceiro do coletivo jornalístico do Rio de Janeiro Voz das Comunidades, o NES ajudou na promoção do Circuito Mestre Bimba, que apresenta blocos e shows de Carnaval no bairro. De origem popular, o Circuito Mestre Bimba entrou para o roteiro oficial do carnaval baiano em 2015. Este ano, foi visitado pelo secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, que concedeu, dias antes da agressão, entrevista a Pedro Macedo Júnior. A agressão ao jornalista ocorreu na madrugada de quarta-feira (22.fev.2023). Segundo a Polícia Militar, uma patrulha foi atingida por latas e garrafas atiradas por foliões, o que teria iniciado o conflito. 

Além de ser agredido e ter desmaiado, no chão, o jornalista não foi socorrido, segundo informou para a Abraji, o coordenador do site, o advogado Rodrigo Coelho. Em conversa informal com a Abraji, autoridades policiais minimizaram o episódio e desqualificaram o site. Segundo Coelho, os policiais debocharam do jornalista desmaiado e os próprios colegas tiveram de abrir caminho na multidão para levá-lo ao hospital. Depois do atendimento médico, foi feito boletim de ocorrência e, nesta sexta-feira (24.fev.2023), o jornalista e o advogado prestarão queixa na Corregedoria da Polícia.

Por meio de sua assessoria, o secretário de Segurança Pública, o delegado federal Marcelo Werner, afirmou que pediu rigor na apuração do caso. A secretaria estaria em busca de filmagens que esclarecessem o ocorrido, segundo a assessoria.

O Complexo do Nordeste de Amaralina é composto por quatro bairros de Salvador, Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Chapada do Rio Vermelho e Vale das Pedrinhas. A região tem de conviver com o poder paralelo do tráfico de drogas, dominado por facção criminosa. Os criadores do site NES afirmam que se organizaram no bairro para mostrar outros lados da comunidade que não só o perfil de violência retratado no local. 

Fonte: https://nordesteusou.com.br/noticias/nota-de-repudio-sobre-caso-de-agressao-da-pm-contra-reporter-do-nes/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BO JUDICIAL - 02/06/23 - INTERCEPT BRASIL SOFRE CENSURA NO RJ

BO - 02/11/22 - ARI E SINDJORS REPUDIAM ATAQUES E CERCEAMENTO AO TRABALHO DE JORNALISTAS

BO 11/10/23 - REPÓRTER DA INTER TV É ASSEDIADA DURANTE TRANSMISSÃO AO VIVO NO RIO DE JANEIRO