BO - 17/03/23 - EQUIPE DA TV GUARARAPES SOFRE AGRESSÕES EM PE
Equipe de TV é agredida na Zona Sul do Recife
Enquanto realizava a cobertura de um incêndio na noite desta sexta-feira (10), no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, a equipe da TV Guararapes (afiliada da Record) foi agredida por quatro homens durante a entrada ao vivo para o programa Cidade Alerta.
Os agressores partiram para cima do repórter Alex Silvestre, do cinegrafista Anderson Bolinha e do motorista Carlos Alberto, na tentativa de impedir que os profissionais de imprensa filmassem o incêndio e conversassem com as famílias que moravam no imóvel atingido.
O equipamento de filmagem foi danificado ao ser derrubado no chão. "Atenção, comandante da Polícia Militar, a nossa equipe está sendo agredida no meio da rua. O que é isso?", protestou o apresentador André Estanislau ao ver a cena.
Após o ataque, os quatro agressores fugiram do local. De acordo com a emissora, os profissionais foram até a Delegacia de Boa Viagem realizar um Boletim de Ocorrência.
NOTA DO SINJOPE E DA FENAJ
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e a
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm repudiar a ação covarde contra o
repórter Alex Silvestre, o cinegrafista Anderson Bolinha e o motorista Carlos
Alberto, integrantes da equipe de reportagem da TV Guararapes/ afiliada da
Record, ocorrida na noite desta sexta-feira, dia 10 de março, no bairro do Ipsep,
Zona Sul do Recife.
Os profissionais estavam na cobertura de um incêndio num apartamento, quando quatro homens surgiram inesperadamente e ameaçaram a continuidade do trabalho jornalístico. Não satisfeitos, os indivíduos agrediram a equipe sem nenhuma justificativa e destruíram os equipamentos. Os trabalhadores da comunicação estavam no meio da via pública, ao vivo, durante o programa Cidade Alerta, apresentado pelo jornalista André Estanislau. O fato causou indignação e revolta aos telespectadores. Após a violência, os agressores fugiram.
Na realidade, os jornalistas continuam sofrendo agressões e algum tipo de violência quase que todos os dias. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgou um relatório, constando o registro de 376 casos de agressões contra jornalistas e veículos de imprensa, em 2022
Estamos acompanhando o caso e manifestamos solidariedade aos colegas agredidos; colocamos também nosso corpo de advogados à disposição da equipe de reportagem.
O Sinjope e a FENAJ vão acionar formalmente os órgãos de segurança do Estado de Pernambuco para exigir apuração dos fatos e a responsabilização pelas agressões.
Comentários
Postar um comentário