BO - 26/03/23 - TORCEDOR AGRIDE CINEGRAFISTA DA RBS TV

Cinegrafista da RBS TV é agredido durante confusão em jogo entre Internacional e Caxias

No domingo (26/3), o último finalista do Gauchão 2023 foi definido na partida entre Internacional e Caxias, no estádio Beira-Rio. Porém, o jogo ficou marcado por mais um episódio de violência, quando jogadores de ambos os times trocaram agressões. Uma das vítimas dos atos violentos foi o cinegrafista da RBS TV, Gabriel Bolfoni. Conforme imagens captadas por ele, um torcedor colorado, que invadiu o campo com uma criança no colo, desferiu um chute contra o profissional.

Após a partida, que terminou com a vitória da equipe caxiense nos pênaltis, jogadores do Inter foram para cima dos atletas adversários. No meio da confusão, um torcedor mandante invadiu o campo com sua filha nos braços e agrediu um jogador do Caxias e, ao tentar fugir, passou por Gabriel e o chutou. Nas redes sociais, o comunicador se manifestou. "Após o susto e a dor do machucado, começo a perceber o absurdo que representa a imagem que gravei. Como podem achar isso aceitável?", escreveu.

O Grupo RBS também se pronunciou em relação ao ocorrido. "O Grupo RBS reforça seu repúdio a toda e qualquer forma de violência dirigida a jornalistas em atividade profissional", diz a manifestação. De acordo com o comunicado, a empresa, além de se solidarizar com Gabriel, está prestando "todo o apoio" a ele.

Caso de polícia 

Embora tenha sido identificado pela Polícia Civil (PC), o agressor, de 33 anos, não teve o nome divulgado. Ele responderá por dois inquéritos, um por lesão corporal leve em relação ao cinegrafista, delito que prevê pena de três meses a um ano de detenção. O outro será pelo artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por submeter a filha a vexame e constrangimento, com pena de seis meses a dois anos de prisão. 

Sem antecedentes criminais, de acordo com a PC, o torcedor chegou à segunda Delegacia de Porto Alegre, por volta das 17h, desta segunda-feira, 27, para prestar depoimento. Além disso, não houve flagrante do atentado, uma vez que o agressor saiu do estádio após o episódio e não chegou a ser submetido ao Juizado do Torcedor.

Manifestações

Em conjunto, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre (Sitgpoa), com o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), repudiaram o ocorrido. "Os sindicatos que assinam essa nota e que representam a imprensa gaúcha, mais uma vez, exigem que as autoridades públicas trabalhem de forma a proteger os profissionais que fazem cobertura dos fatos jornalísticos", diz o comunicado.

Também em nota, o Internacional repudiou os atos e informou que disponibilizará às autoridades as imagens do circuito interno de câmeras do Beira-Rio. "Ainda, o Colorado reforça que não compactua com a atitude tomada por uma minoria da torcida presente no confronto, válido pelo Gauchão", publica. O clube suspendeu o homem do quadro social.

Fonte: https://coletiva.net/noticias/cinegrafista-da-rbs-tv-e-agredido-durante-confusao-em-jogo-entre-internacional-e-caxias,426916.jhtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BO JUDICIAL - 13/06/24 - JUSTIÇA DE SC CENSURA METRÓPOLES

Ano I - Número 9 - Set/21

BO JUDICIAL 02/02/24 - REPÓRTER DA FSP GANHA AÇÃO NA JUSTIÇA DE SP