BO - 17/06/24 - PREFEITO DE CAMPINAS (SP) TENTA INTIMIDAR REPÓRTER DA FSP
Prefeito de Campinas ataca jornalista da Folha de S. Paulo
O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), atacou a vida pessoal do jornalista Luiz Eduardo Sousa após uma reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo sobre a situação da comunidade Nelson Mandela. Na matéria, o repórter revelou que as casas, que foram alvo de polêmica no ano passado por terem 15m², estavam se ampliando por meio de ‘puxadinhos’.
“O que a Folha omitiu é que repórter é um filiado ao Psol desde 2017. Ele assinou dois manifestos pedindo uma frente socialista no Brasil. Sinceramente, acho que a Folha de São Paulo não sabia disso, mas será que essa matéria foi feita com a isenção necessária?”, questionou o prefeito. O SJSP (Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo) e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) soltaram uma nota de repúdio ao prefeito, que usou suas redes sociais e atacou a credibilidade do jornalista.
“Ao invés de questionar o conteúdo da reportagem – escrita de forma correta e isenta pelo profissional- , tenta descredibilizar o trabalho jornalístico em função de uma pretérita filiação partidária”, disse, a nota. O repórter se posicionou na Folha, onde informou que se filiou ao Psol na adolescência, pediu desfiliação no mesmo ano e não participou de ações partidárias ou de militância do partido.
Para o SJSP, com com essa postura, o prefeito visa intimidar o trabalho jornalístico, desrespeita a liberdade de expressão e ataca a profissão.
“Casos de violência contra jornalistas vêm aumentando no Brasil e no mundo, e em muitos casos por governantes que ao invés de cumprirem a sua função ao qual forem eleitos, preferem atacar os profissionais que relatam em suas reportagens a falta de politicas públicas desses governantes. Lamentamos a postura do prefeito Dário Saadi venha contribuir com essa violência ao expor o profissional às redes de ódio e atentar contra o pleno desempenho de sua atividade, sua segurança profissional e física”, disse a nota do SJSP.
A entidade ainda cobrou a imediata retratação do prefeito e a remoção do conteúdo. Até a publicação desta reportagem, o material continuava no ar.
O Portal Porque cobrou o executivo se irá se retratar, mas ainda não foi respondido. Assim que houver uma posição a matéria será atualizada.
Fonte: https://www.portalporque.com.br/campinas/dario-saadi-ataca-vida-pessoal-de-reporter-apos-materia-sobre-ocupacao/
Comentários
Postar um comentário