BO JUDICIAL 25/06/25 - DELEGADO ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA REPÓRTER DO METRÓPOLES
FENAJ repudia abertura de inquérito contra o jornalista Luiz Vassallo
A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudia com firmeza a abertura de inquérito contra o jornalista Luiz Vassallo, do Metrópoles, por parte de um delegado que se sentiu incomodado com uma reportagem de interesse público. Trata-se de uma tentativa evidente de intimidação e censura, que agride frontalmente a liberdade de imprensa e o direito da sociedade à informação.
Na última terça-feira (3/6), o jornalista foi intimado a “prestar esclarecimentos” na 2ª Divisão de Crimes Cibernéticos do Deic, no centro de São Paulo, nesta quinta-feira (5/6). A notificação não especifica o objeto de investigação nem se o repórter iria depor na condição de testemunha ou de investigado. Cita apenas o número de um inquérito e diz que “o não comparecimento estará sujeito às penas previstas no artigo 330 do Código de Processo Penal” (desobedecer a ordem legal).
Segundo o Metrópoles, o inquérito policial contra o jornalista foi aberto por causa de reportagens publicadas sobre o delegado Fábio Caipira em março deste ano. Na ocasião, o veículo mostrou que o ex-diretor do Deic blindou cerca de R$ 10 milhões em patrimônio, como fazendas, usando uma empresa de sociedade anônima, após ter sido citado por Gritzbach em sua delação premiada.
Em 2024, o Brasil registrou 144 casos de violência contra jornalistas – uma redução de 20% em relação ao ano anterior -, mas policiais militares/civis/órgãos de segurança pública figuram no ranking da FENAJ como o terceiro grupo principal de agressores de jornalistas no país, com 6,25% dos casos.
Fonte: https://fenaj.org.br/fenaj-repudia-abertura-de-inquerito-contra-o-jornalista-luiz-vassallo/
Comentários
Postar um comentário